IMAGEM
Capixabão
Fight Societ

» Dicas e Curiosidades

Equilíbrio e Performance

Dicas e Curiosidades (31/08/11)  
O equilíbrio consiste na manutenção da projeção do centro de gravidade dentro da área de superfície de apoio. Apresenta-se de três formas: Equilíbrio Estático como o nome já fala é o equilíbrio conseguido numa determinada posição; Equilíbrio Dinâmico é o equilíbrio conseguido em movimento, e seu desenvolvimento é obtido pela aplicação de exercícios técnicos do desporto em treinamento, podendo ser trabalhado juntamente com os fundamentos técnicos da modalidade; Equilíbrio Recuperado é a recuperação do equilíbrio numa posição qualquer e, embora deva ser treinado em conjunto com os gestos técnicos, muitas vezes se impõe um preparo especial paralelo pela evidência de uma deficiência dessa valência em atletas.

Conversando com outros colegas do meio esportivo sobre assuntos voltados a área de alta performance noto que pouco se fala desta valência física que é uma das mais importantes e desde cedo os atletas devem ser submetidos aos treinamentos de equilíbrio nas suas três fases, caso contrário pode-se afirmar que será maior a dificuldade deste atleta para o seu aperfeiçoamento e desenvolvimento.

O equilíbrio esta ligado diretamente com a coordenação motora e sabemos que quanto mais coordenado o individuo mais forte e completo ele será. Mas deixemos a força para um outro momento... Vai aqui uma dica importante: não importa a classificação do equilíbrio, se é estático, dinâmico ou recuperado, procure sempre colocar em suas séries um tipo de exercício que exija um certo grau de equilíbrio. Desta forma você terá ótimos resultados, não só de ordem fisiológica, como também psicológica. Fiz o teste colocando variados exercícios com ênfase no equilíbrio na periodização de meu treinamento e obtive resultados satisfatórios em minha performance atlética assim como no meu cotidiano.



ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
2013 © Marcelo Guimarães - Todos os direitos reservados.