IMAGEM
Capixabão
Fight Societ

» Dicas e Curiosidades

Equilíbrio na 3º Idade

Dicas e Curiosidades (02/08/11)  
Hoje em dia, senhores e senhoras com mais de 65 anos esbanjam saúde e dão lições de boa forma em academias e maratonas. Porém, muitas pessoas que já entraram na terceira idade começam a ter limitações físicas e vêem desejos simples, como fazer uma caminhada, frustrados pelo medo de cair e se machucar.

Assim como as crianças quando aprendem a dar os primeiros passos, os idosos também caem muito. A diferença entre as quedas da infância e as da velhice está no fato de que, na terceira idade, as fraturas podem ter conseqüências muito sérias.

Mesmo quando as conseqüências não são fatais, as quedas são perigosas também porque levam a uma imobilização prolongada que facilita infecções respiratórias e enfraquece ainda mais os ossos e os músculos. Segundo Estudo realizado pela Dr. Mônica Rodrigues Perracini cerca de 30% a 60% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e cerca da metade cai de forma recorrente, variando de acordo com a precisão do monitoramento realizado pelo estudo.

Os motivos para essas quedas freqüentes são muitos. Labirintite, que provoca crises de tontura; problemas visuais, neurológicos, cardiovasculares e ósteo-articulares, todos podem contribuir para perda do equilíbrio e queda.

Em primeiro lugar, existem deficiências musculares (perda de massa muscular) em músculos responsáveis pela marcha e pela sustentação do corpo na posição ereta. Cerca de um terço da massa muscular perde-se com a idade avançada. Essa perda de massa reduz a performance dos músculos. Em segundo lugar, com a idade, costuma-se perder progressivamente o sentido de propriocepção, que é a capacidade de sentirmos as posições relativas das articulações do corpo sem a necessidade de visualizá-las. Com a perda da propriocepção as pessoas não conseguem se adaptar automaticamente aos obstáculos que devem ser ultrapassados na marcha normal.

O Treinamento de Equilíbrio para Idosos tem como objetivos melhorar a força muscular, principalmente dos músculos envolvidos com a marcha e postura; melhorar a propriocepção, e treinar movimentos reflexos.




ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
2013 © Marcelo Guimarães - Todos os direitos reservados.