Dicas e Curiosidades

Periodo do dia ideal para treinar


A idéia de que as manhãs são os melhores períodos para a prática do exercício deixou de ser unânime. Médicos Americanos defendem que a melhor altura do dia para a atividade física é o final da tarde. Segundo eles, durante as últimas horas da tarde a força muscular é mais elevada, assim como a temperatura do corpo, o que reduz o risco de lesões.

A explicação está na existência de um ciclo cerebral, o ritmo circadiano, que funciona como um relógio biológico, determinando os padrões do sono, pressão sanguínea e a performance atlética. Contrariando uma noção muito popular, estes especialistas do fitness consideram que a tarde é o período do dia em que, regra geral, as pessoas estão mais acordadas e alertas, deste modo o benefício retirado pela prática do exercício físico pode ser maior.

Mas no que diz respeito à disposição, com certeza a pratica de exercícios logo pela manha tende a deixar o dia mais produtivo e motivante no trabalho, em casa ou na escola. Já pessoas que deixam para fazer exercícios físicos após jornadas estressantes tendem a ter menos disposição para treinar e acabam diminuindo a freqüência.

Atletas obrigatoriamente, desde que haja tempo disponível, precisam treinar pela manhã para que haja um período e descanso entre os demais treinos do dia. Dois treinos diários é o mínimo para alcançarmos um nível de treinamento acima do nível de nossos adversários. Bons Treinos!!!